sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Pãozinho de Inhame

Eu contei pra vocês no post anterior que estou fazendo uma dieta sem glúten e lactose. E quem segue esse tipo de regime alimentar sabe que uma das coisas de a gente mais sente falta é do pão. Até existem algumas receitas feitas com farinha de amêndoas, mas em todas elas o pão fica com uma consistência de bolo e não de pão.

Aí eu descobri essa receita no site da Revista Boa Forma e resolvi experimentar. Na verdade, a receita é quase a de um pão de queijo sem o queijo. A consistência é bem parecida e o inhame (cará) dá um gostinho especial. Você pode acrescentar ervas e até queijo se quiser, mas eu fiz só com sal mesmo.

Lembrando que essa receita é Glúten-Free e Lac-free!

Pãozinho de Inhame

Ingredientes:
1 kg de inhame ou cará descascado, cozido e passado no espremedor
650g de polvilho doce
2 ovos
3/4 xíc. de óleo vegetal (canola ou soja)
3/4 xíc. de água morna
1/2 colher de sopa de sal

Preparo:
1 - Pré aqueça o forno a 200oC;
2 - Em uma tigela, junte o inhame, o polvilho, os ovos e sal. Adicione o óleo e a água e misture até formar uma massa homogênea;
3 - Molde os pãezinhos no tamanho de uma bola de golfe. Asse por uma hora ou até dourar.

Essa receita rende 24 pãezinhos de 180 calorias cada.
Os pãezinhos podem ser congelados já assados e aquecidos na hora do consumo.

 


Os pãezinhos não são de baixa caloria, mas são nutritivos e satisfazem bastante. Experimente fazer um sanduíche com rodelas de tomate, cottage sem lactose e um pouco de orégano. Ou com rodelas de beterraba assada, homus e rúcula.

Se vocês tiverem alguma receita legal sem glúten para compartilhar, é só postar nos comentários!

Bon appétit!
http://www.melindanacozinha.com/2013/12/paozinho-de-inhame.html

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Fique informado!!!!

ComunicaçãoNotícias de Mercado

 
04/11/2013 | Cereais, Fibras e Oleaginosas

Embrapa pesquisa produção e melhor rendimento da batata doce

Nove tipos de batata doce estão sendo testadas. A agrônoma Fernanda Rausch, que coordena as pesquisas, explica que algumas foram lançadas pela Embrapa na década de 80 e como a produtividade já não é mais a mesma, por causa dos ataques de doenças no campo, ela resolveu fazer uma “limpeza” para purificar a hortaliça.
A Embrapa quer saber como estas variedades se desenvolvem em condições de clima e solo em diferentes regiões do país e, por isso, vai levar as mudas para 10 estados, onde vai ser possível identificar onde elas produzem mais e com melhor qualidade.
Os interessados em adquirir mudas de batata doce livre de vírus devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa Hortaliças, no Distrito Federal. O telefone é (61) 3385-9110 e o email, cnph.sac@embrapa.br.
Fonte: Globo Rural

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Saiba mais!!!!!!!!!!!!


Os Alimentos Mais Saudáveis do Mundo

Inhame
INHAME



Os inhames são membros da família Dioscoreae. Dependendo da variedade do inhame, entre cerca 200 possíveis espécies, a sua polpa pode ser de cores variadas, incluindo branco, marfim, amarelo ou roxo, e a pele espessa pode adquirir tonalidades brancas, rosa ou castanho. A sua forma é longa e cilíndrica e a textura exterior é áspera e escamosa. Os inhames têm uma textura bastante “escorregadia” e amilácea quando são cozinhados, podendo ser cremosa ou firme, dependendo da variedade. O sabor é a terra e a grande maioria das espécies tem muito pouca, ou nenhuma, doçura. Podemos distinguir três tipos principais de inhame, o inhame havaiano (Dioscorea Alata), o inhame coreano (Dioscorea Batatas) e o inhame doce (Dioscorea Esculenta).
Quando este tipo de batata doce de cor alaranjada foi introduzido no Brasil em meados do século XX, os produtores queriam distingui-la da batata doce normal a que estavam habituados. Aprovaram a palavra “inhame” que tem origem em “Nyami”, a palavra africana para a raiz das plantas do género Dioscorae.
Quando experimentar o sabor e textura distinta do verdadeiro inhame, irá então saber a diferença e apreciar cada uma dessa raízes pelas suas propriedades únicas.

Tabela Nutricional

136 GRS / 158.35 CALORIAS
NUTRIENTES
QUANT.
DDR (%)
DENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
VITAMINA C
16.46 mg
27.4
3.1
bom
POTÁSSIO
911.20 mg
26.0
3.0
bom
MANGANÉSIO
0.50 mg
25.0
2.9
bom
FIBRAS
5.30 g
21.2
2.4
bom
VITAMINA B6 (PIRIDOXINA)
0.31 mg
15.5
1.8
bom




http://www.alimentacaosaudavel.org/inhame.html

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Mais um benefício do Inhame!!!!!!!!

Inhame ajuda a combater a celulite

Tubérculo é fonte de carboidrato e tem ação anti-inflamatória

por Marina Lopes
Inhame ajuda a combater a celulite title=Foto: Shutterstock
Ótima fonte de carboidratos com baixíssima concentração de gordura, o inhame é um grande aliado da alimentação saudável e traz uma série de benefícios ao corpo da mulher. Este tubérculo ameniza os sintomas da TPM e menopausa, pois equilibra os níveis de progesterona e ajuda a combater a celulite, devido às suas propriedades anti-inflamatórias que deixam o corpo menos suscetível ao acúmulo de líquidos e toxinas.
A nutricionista e pesquisadora da Unifesp, Karina Barros, explica que diariamente precisamos ingerir de 50% a 60% de calorias provenientes de carboidratos. Em uma dieta de manutenção de peso, o inhame deve ser ingerido com moderação, mas atletas ou praticantes de atividade física intensa podem aumentar a dose.
“O inhame pode estar cozido, refogado ou mesmo adicionado em alguma receita especial. Atente-se apenas ao excesso de gordura adicionado para que ele não perca sua principal característica: fonte de energia com baixíssimas concentrações de gorduras”, ressalta a nutricionista.
O tubérculo contém altas concentrações de carboidratos, por isso os diabéticos devem ficar atentos. Consumi-lo em excesso pode elevar o nível glicêmico.

Mais benefícios do inhame

O inhame fortalece o sistema imunológico e protege de infecções transmitidas por mosquitos, como dengue, malária e febre amarela. Apesar de não evitar a picada, seu consumo impede que os micróbios se instalem e proliferem, além de fazer com que as picadas não cocem ou inflamem.
Confira mais em O pode do inhame

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Receita de Pão de Inhame

Enviado por 
Receita de Pão de Inhame




Ingredientes:

3 tabletes (15 grs) de fermento biológico 
1 colher (sopa) cheia de açúcar 
1 colher (sobremesa) rasa de sal 
1 ovo 
150 ml de iogurte natural integral 
100 ml de leite integral morno 
1/2 xícara (chá) de óleo de canola 
400 grs de inhame cozido 
800 grs de farinha de trigo


Modo de Preparo:

Bati no liquidificador o iogurte e o óleo. 
Acrescentei o fermento somente para misturar.
Em uma tigela, coloquei um pouco de farinha de trigo e a mistura do liquidificador. Misturei bem, acrescentei mais farinha até a massa ficar lisa.
Modelei os pães, os coloquei em uma forma e deixei crescerem (por 1 hora). 
Pincelei gema de ovo e levei ao forno para assar.
Rendimento: 15 porções 
Tempo: 60 minutos

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dica super interessante!!!!!!!!!!!

Cardápio semanal com inhame

Cardápio semanal com inhame
Decrease Font SizeIncrease Font SizeTamanho da fonteImprimir esta página 
Alguns alimentos são conhecidos por serem funcionais. Geralmente sabemos que esse alimento é saudável, que devemos incluir em nossa dieta mas na hora de fazer, cadê a criatividade? Acabamos fazendo sempre do mesmo jeito, daí não nos animamos a fazer muitas vezes porque comer a mesma comida não anima ninguém né? 
Hoje elaboramos um cardápio semanal com inhame, um super alimento que deve ser incluído na alimentação do dia a dia. Em uma breve pesquisa encontramos que o inhame melhora o funcionamento do sistema imunológico, a qualidade do sangue, é altamente nutritivo e não é dos mais calóricos, pode ser consumido por quem está de dieta. E o que é interessante é que esse alimento beneficia ainda mais as mulheres porque quando ingerido regularmente equilibra os níveis hormonais e alivia sintomas pré-menstruais. Então, se joga nas receitas com inhame!
cardápio com inhame
TODAS AS RECEITAS NO LINK ABAIXO:

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

OLHA QUE DICA LEGAL DE UM SUCO SUPER SAUDÁVEL !!!!

Yasmin Brunet ensina receita de "suco sangue forte"

Modelo postou foto na página de seu instagram neste sábado (25)
Reprodução
yasminbrunetinstagramoriginaljpg
Yasmin Brunet com o suco que ensinou a fazer na internet
Adepta aos sucos orgânicos e naturais, Yasmin Brunet sempre toma líquidos para manter a saúde e a boa forma. Neste sábado (25), a modelo ensinou mais uma receita e contou que a bebida é rica em ferro e bom para o sangue. "Suco do 'sangue forte' : 1 beterraba, 1 cenoura, 1 inhame, agrião, 2 folhas de couve, hortelã, 1 maçã vermelha, 1 pêra, 1 kiwi", ensinou aos seus seguidores do instagram, onde ela postou uma foto com o suco pronto. (PV)
http://famosasefotos.com/ext/5125

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Caldo de inhame

Sirva na própria panela ou coloque em uma sopeira.

Tudo Gostoso
23/06/2013 às 07h28
Ingredientes
8 inhames pequenos
1 cenoura média
100 g de bacon
400 g de carne moída (patinho ou acém)
3 cebolas médias
1 colher (sopa) de óleo
1 colher rasa (café) de colorau
1 colher (chá) de alho picado
1/2 litro de água fervendo
Sal a gosto
1 laranja doce
Cheiro verde a gosto
1 cubo de caldo de carne
12 azeitonas verdes sem caroço
Modo de Preparo
Coloque o inhame para cozinhar no vapor, deixe até ficar bem mole e macio a ponto de amassar com um garfo
Tempere a carne moída com sal, uma pequena quantidade da cebola picada e um pouco de pimenta-do-reino (se preferir tempero pronto, eu aconselho que a pimenta não esteja no mesmo, para que esta seja colocada à parte e em menor quantidade)
Corte a cenoura em cubinhos bem pequenos e deixe de molho dentro de uma vasilha com o suco de laranja
Coloque a água para ferver
Pique bem as cebolas (2 e 1/2) e a outra metade corte e rodelas grossas
Corte o bacon em pedacinhos e coloque em uma panela antiaderente para fritar bem
Acrescente a carne e deixe refogar, acrescentando um pouco de colorau para que não fique pálida
Assim que a carne estiver pronta, com um caldo escuro, reserve em outra vasilha
Na panela em que fez a carne, coloque o óleo e o alho para fritar
Depois que o alho estiver bem moreninho, acrescente um pouco da água fervente e também dissolva o caldo de carne
Coloque um pouco mais da cebola picada
Coloque o inhame amassado dentro deste caldo e desmanche o mesmo até que fique todo homogêneo
Verifique o sal e deixe engrossar um pouco além de verificar a quantidade de água para não ficar ralo
Acrescente a cenoura e a carne e desligue o fogo após uns 3 minutos
Adicione o tempero verde, a cebola picada que sobrou e as rodelas, e depois as azeitonas
Arrume levemente com uma colher e sirva na própria panela ou coloque em uma sopeira.

http://imirante.globo.com/namira/noticias/2013/06/23/caldo-de-inhame.shtml

terça-feira, 25 de junho de 2013

Purê de Inhame Light

pure-de-inhame-light

Ingredientes:


  • 4 a 5 inhames
  • 1 col. (sopa) de azeite de oliva (se for extravirgem, melhor ainda pra saúde!)
  • ½ xíc. (chá) de leite desnatado (ou mais, se precisar)
  • 1 col. (sopa) de margarina light
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:


Descasque os inhames e cozinhe-os no vapor por cerca de 30 minutos ou até que fiquem molinhos. Passe-os pelo espremedor de batata. Numa panela, junte o inhame espremido, o azeite e a margarina. Leve ao fogo e, mexendo sem parar, vá acrescentando o leite até obter a consistência de purê. Coloque o sal e sirva em seguida.
Gostou? Clique em curtir e deixe seu comentário..

http://www.chefedecozinha.net/pure-de-inhame-light/



quinta-feira, 6 de junho de 2013

Quer saber mais sobre o Inhame?????

  Maravilha da terra
O inhame é nutritivo, melhora o sistema imunológico e, de quebra, pode ajudar a engravidar

por Ivonete Lucirio fotos Danilo Tanaka produção Janaina Resende
Danilo Tanaka
Escondido sob a terra, muita gente não tem ideia dos benefícios que esse vegetal pode trazer. O consumo do tubérculo, parente do cará e da batata-doce, melhora o funcionamento do sistema imunológico, a qualidade do sangue e, por ser altamente nutritivo e medianamente calórico, é uma boa opção também para quem está de dieta. Há poucas pesquisas acadêmicas sobre as aplicações médicas, mas a experiência já elevou o vegetal à categoria de alimento funcional. "Grande parte das propriedades funcionais do inhame se deve à presença de um fito-hormônio chamado diosgenina, que há muito tempo tem sido usado pela indústria farmacêutica em geral", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP).
As principais beneficiadas são as mulheres. Desde que a reposição hormonal na menopausa foi colocada sob suspeita - há várias pesquisas indicando que aumenta a incidência de câncer -, a diosgenina transformouse em um tratamento alternativo para os calores, o ressecamento da mucosa e outros sintomas que acompanham essa fase. "Um estudo avaliou a ação desse fito-hormônio na saúde da mulher pós-menopausa e concluiu que a ingestão de inhame por 30 dias equilibra os níveis hormonais", diz Roseli. "Seus efeitos são benéficos também para reduzir a irritabilidade durante a tensão prémenstrual", completa a nutricionista.
A ingestão de inhame por 30 dias equilibra os níveis hormonais
A ação da diosgenina vai muito além dos hormônios. Ela atua diminuindo a absorção intestinal do colesterol e aumentando sua excreção. "Em estudos com animais, ela também reduziu os níveis plasmáticos e hepáticos do colesterol total e aumentou a presença de enzimas antioxidantes", informa a especialista. "Esses resultados também sugerem que a diosgenina melhora o perfil lipídico dos indivíduos, além de diminuir o processo oxidativo", acrescenta.
Consumir inhame todos os dias é uma boa dica também para as mulheres que estão tentando engravidar. "O vegetal contém fitoestrógenos, que bloqueiam a ação dos estrógenos no organismo. Ao fazer isso, aumenta a ação das gonadotrofinas, o que resulta em uma quantidade maior de folículos produzidos pelos ovários, melhorando a chance de gravidez", diz Frederick Naftolin, professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da escola de medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.
Durante a década de 1990, Naftolin estudou uma comunidade que vive em Salvador, descendentes de africanos e grandes consumidores de inhame, cuja taxa de gestação de gêmeos é altíssima. "Não demos continuidade ao estudo porque a comunidade é muito heterogênea, o que dificultou chegar a uma conclusão. Mas estou convencido de que o inhame pode influir na fertilidade."
Radiografia do vegetalVeja quais são os principais nutrientes do inhame e a quantidade de calorias (por 100 gramas
Energia116 kca
Carboidrato27,6 g
Proteína1,5 g
Lipídios0,14 g
Fibras totais3,9 g
Vitamina B1l0,1 g
Cálcio14 mg
Ferro0,52 mg
Potássio670 mg






Danilo Tanaka

Alimento resistenteAprenda o que observar na hora de comprar e como o vegetal pode ser consumido. Os tipos mais comuns de inhame são o japonês e o chinês. Na hora de comprar, preste atenção à firmeza. Se tiverem áreas amolecidas ou sinais de brotação, devem estar estragados. O inhame não precisa ser conservado em geladeira, desde que fique em um local arejado. Dura até 10 semanas, mas, se guardados no congelador, chegam a resistir por seis meses. Pode ser consumido de duas formas:
Cru
Salada: 
ralar, temperar com azeite, sal e limão. Se quiser, pode acrescentar outros vegetais. Suco: descascar, ralar e adicionar suco de frutas.
Cozido 
Cozinhar com casca e inteiro no vapor ou na pressão. Descascar, temperar com azeite, cebolinha, salsinha e gengibre. Cozido, é usado como ingrediente de sopas, carnes, patês, pães, bolos e tortas.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Esfriou......

Que tal uma sopa de Inhame e  Carne Moída ???


    

Ingredientes

  • 1Kg de inhame
  • 1/2Kg de carne moída
  • Sal,alho, cebola à gosto.
  • Coentro ou salsa e cebolinha.
  • tomates maduros picados sem pele e sem sementes
  • 1 1/2 litro de agua fervente

Modo de preparo

Descasque os inhames e corte em cubinhos, reserve.
Coloque a carne moída na panela de pressão com o alho, sal e cebola (não coloque óleo)
Misture até que a carne esteja bem soltinha e seca
Acrescente o inhame picado misturando bem
Em seguida, os tomates.
Na sequencia, coloque 1 litro e meio de água fervente
Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos.
Depois de pronto junte o cheiro verde e sirva com torradinhas e queijo ralado.

http://www.almanaqueculinario.com.br/receita/sopas/sopa-de-inhame-e-carne-moida-16382.html