quinta-feira, 14 de abril de 2016

Escritora revela que inhame ajuda na prevenção à dengue

Inhame conhecido como “taro” é pequeno e “cabeludo”.
A jornalista e escritora Sonia Kirsh, com trabalhos voltados para a promoção da saúde, revela em seu livro “Inhame inhame, Taro taro”, que o inhame é um alimento importante na prevenção e no tratamento da dengue. De acordo com a autora, que estuda os poderes medicinais do alimento há mais de 30 anos, ele ajuda na “limpeza” do sangue, provavelmente pela grande quantidade de zinco que contém.
- Sabe-se empiricamente, historicamente, que comer inhame torna o organismo resistente às infecções transmitidas por mosquitos. Talvez seja, entre outras razões, porque contém muito zinco, tanto na polpa quanto na casca. Eu fiz essa conexão pela primeira vez - inhame e dengue - em 1986, quando soube que comer inhame protegia contra malária na África, fato muito conhecido. Também tratava, impedindo os ataques às células - explica a escritora.
Segundo Sonia, apesar de muitos médicos e cientistas combaterem a tese de que o inhame, de fato, ajuda na prevenção da dengue, muitos especialistas ao redor do mundo recomendam o alimento para reforçar a saúde.
- Em primeiro lugar é um ótimo alimento, energético, que sustenta. Ajuda o intestino a funcionar devido à viscosidade. Regula a menstruação, promove a fertilidade. O povo diz que limpa o sangue, colocando impurezas para fora, através da pele - conta.
Escritora Sonia Hirsch defende uso do inhame na prevenção de doenças como a dengue.
Escritora Sonia Hirsch defende uso do inhame na prevenção de doenças como a dengue. Foto: Divulgação
Há várias formas para se consumir o inhame e obter os benefícios que ele oferece, segundo a escritora. Ela recomenda que se use o inhame pequeno, “cabeludo”, conhecido como “taro”, muito comum no Rio de Janeiro, ou o conhecido como “cará”, que é maior e mais usado no nordeste.
- Pode ser ingerido cru, se não estiver pinicando a mão ao descascar, o que indicaria excesso de cristais de ácido oxálico. Nesse caso, basta cozinhar que eles desmancham e o ácido some. Muita gente põe no suco. Mas eu sou fã do inhame cozido com casca e pouca água. É só cortar ao meio, depois, que a casca sai com facilidade. A água do cozimento pode ser aproveitada em sopas - indica Sonia.
Ajude o EXTRA a combater a dengue! Denuncie possíveis focos de reprodução do mosquito. Preencha nosso formulário e denuncie o foco da dengue ou envie mensagem para o Whatsapp do EXTRA. O número é (21) 99644-1263


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dengue/escritora-revela-que-inhame-ajuda-na-prevencao-dengue-11672308.html#ixzz45o44P5wU

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Quer aumentar a imunidade??? Experimente : INHAME

EU TESTEI – OS BENEFÍCIOS DO INHAME PARA A SAÚDE – O ELIXIR QUE AUMENTA A IMUNIDADE

Os benefícios do inhame para a saúde - O elixir que aumenta a imunidade
O inhame já foi divulgado como um elixir de combate à dengue e não é à toa que este tubérculo começou a ganhar status dentro da nova alimentação. Graças aos ricos valores nutricionais que o inhame possui, ele se torna uma poderosa fonte de energia para o dia a dia podendo substituir tranquilamente e com louvor a batata inglesa.
O inhame possui boas doses de betacaroteno (deixa a pele lisinha e bonita:)), vitaminas B, C, altas doses de cálcio ferro e magnésio. Seu consumo cozido ou mesmo em sucos e receitas tem o poder de melhorar e aumentar a imunidade do organismo, eliminar toxinas e impurezas do sangue, combater os radicais livres que são um dos responsáveis pelo envelhecimento precoce. Bom né?
Você pode ingerir de várias maneiras mas a que potencializa os efeitos principalmente para aumentar a imunidade é através do suco.

Receita de Suco de inhame

Os benefícios do inhame para a saúde - O elixir que aumenta a imunidade
Ingredientes
– Um inhame pequeno (aquele cabeludinho), descascado e picado;
– 2 folhas de couve (opcional);
– Suco de ½ limão; (se você não estiver com dengue)
– 1 maçã;
Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e coe. Pode-se adoçar com açúcar mascavo ou adoçante mas não é necessário já que a maçã e o limão já dá um sabor bem agradável.

8 benefícios do inhame para a nossa saúde

1- Evita e combate a dengue, malária e a febre amarela
O inhame reage a invasão do vírus no organismo e neutraliza o agente no sangue. Os índios já conhecem a muito tempo no combate à malária e tanto é que no dia em que substituíram suas plantações de inhame por outras culturas, isso causou um surto de malária nesses locais causando várias mortes.
E claro, não podia faltar o suco milagroso de combate a dengue e que ajuda a reforçar o sistema imunológico.
2- Amigo do “peito” para o coração
O inhame possui boa concentração de vitamina B6 que comprovadamente é necessária ao organismo para ajudar a quebrar um aminoácido chamado homocisteína, que tem relação direta com problemas cardíacos e o enfraquecimento das paredes dos vasos sanguíneos.
3- Combate os sintomas da tpm
Ideal para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM como cólicas, mau humor e nervosismo. O inhame possui hormônios naturais que ajudam as mulheres a enfrentar esses contratempos.
4- O inhame ajuda a combater o câncer
Ele possui antioxidantes e vitamina C que ajuda a proteger nosso organismo dos radicais livres que ocasionam o aparecimento de células alteradas conhecidas como cancerígenas.
5- Benefícios do inhame na menopausa
Um problema frequente nas mulheres que já entraram na menopausa é o enfraquecimento dos ossos, perda do líbido, ressecamento da pele entre outros sintomas que tem relação com as alterações hormonais. O inhame é excelente nesses casos pois tem a capacidade de equilibrar os níveis hormonais, a progesterona amenizando os sintomas causados pelo climatério.
6- O inhame fortalece o sistema imunológico
Talvez essa seja um dos mais incríveis benefícios do inhame tendo em vista que a imunidade está diretamente relacionado com as defesas do organismo e se o nosso sistema imunológico não anda bem, ficamos vulneráveis a todos os tipos de doenças.
7- Bom para o cérebro e também para os músculos!
O inhame possui altas doses de potássio que como sabermos é fundamental para o bom funcionamento dos músculos e nervos do nosso corpo.
8- O inhame é bom para emagrecer!
E diante de tantos benefícios era de se esperar que este alimento também seja ideal para quem está de dieta. Ele é rico em fibra que ajudam no trato intestinal e são absorvidos mais lentamente aumentando a saciedade. Além disso, o inhame possui carboidratos complexos que liberam mais lentamente o açúcar no sangue ajudando a evitar os picos de insulina no organismo.
Está bom pra você? Para mim já é mais do que suficiente para continuar comendo inhame, sempre achei uma delícia e conhecendo mais a fundo sobre os seus benefícios contribui ainda mais para que ele permaneça no meu gosto e ganhe mais adeptos, afinal ele é um maravilhoso alimento.
O que eu achei
Então eu queria deixar dito que já estou fazendo uso desse “leite”, ou suco de inhame. Melhorou muito a minha disposição e estou satisfeita com os resultados. Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita .
Fonte::
http://www.mulherup.com.br/saude-bem-estar/os-beneficios-do-inhame-para-a-saude-o-elixir-que-aumenta-a-imunidade/